quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crescimento/Queda Capilar X Saúde

Oláa gente. No artigo de hoje, venho falar sobre um assunto muito sério. É muito comum ver nos grupos algumas meninas que usam vários produtos, que até ajudam no crescimento capilar, mas a queda só aumenta, ou pior ainda, não ajudam nem no crescimento capilar. Vou contar uma parte da minha história só para vocês entenderem o porque desse artigo:

"Meu cabelo sempre teve um crescimento muito bom. Eu sempre cortava pouco abaixo do ombro e logo ele já estava na altura dos seios. Eu só lavava o cabelo 1x na semana, deixava resto de condicionador neles, nunca fazia uma hidratação se quer e quando usava cacheado ainda ensebava de leave in ou gel dia sim dia não (sem lavar o cabelo, no máximo só molhar).  Pois bem, usava-os cacheados e em 2007 minha irmã teve a ideia de fazer uma progressiva no meu cabelo. Eu gostava dos meus cachinhos, mas aquele fogo todo de mudar de visual me fez alisar, já que nós achávamos que em 3 meses o efeito da progressiva sumiria. Pois bem, 2 anos se passaram e meu cabelo não voltou ao natural, então simplesmente o cortei na altura do ombro (o mais curto que eu havia cortado até então). Meu cabelo cresceu normal (quase 3 dedos) no primeiro mês e nos próximos 3 meses ele simplesmente estacionou. Se cresceu 1 dedo nesses 3 dedos foi muito. Coincidentemente eu estava todos os meses fazendo exames de rotina, pois por causa do cansaço da faculdade eu passava muito mal. Com um intervalo de 1 mês, minha tireoide alterou, comecei a ter problemas de HIPOTIROIDISMO. Descobri isso no primeiro mês que vi que meu cabelo parou de crescer (outubro) e logo comecei a pesquisar coisas para o crescimento capilar, dando início ao me "Projeto Rapunzel" em Janeiro de 2010 (e desde outubro já estava sendo medicada) e desde então venho tratando dos meus cabelos. "

Então, vamos ao ponto. As vezes o problema do seu cabelo não é a falta de vitamina, excesso de oleosidade, bla bla bla. Pode ser a sua SAÚDE. Se nada adiantar no seu cabelo, a indicação de ir à um médico é séria. Lembrei de falar sobre isso com vocês pois eu andei descuidando da saúde. Exames que eram pra ser feitos em abril, estou fazendo só agora (setembro) e apesar do crescimento estar sendo bacana esse mês (eu acho né kkk) meu cabelo está caído aos tufos e tufos, nada faz parar. Resultado, corri  ontem pra fazer exame da tireoide :x.
Segue então, uma lista de algumas patologias que podem gerar queda de cabelo, ou diminuição do seu crescimento.

  • Hipotiroidismo: "No caso do hipotireoidismo, há uma produção insuficiente de hormônios. Tudo passa a funcionar mais lentamente: o coração bate devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem também a diminuição da capacidade de memória, cansaço, dores musculares e nas articulações, sonolência, pele seca, ganho de até 4 kg, aumento nos níveis de colesterol e, em alguns casos, depressão. Pode haver ainda frio, queda de cabelo e infertilidade. Nessa situação, o organismo tenta "parar” o indivíduo, já que não há "combustível" para gastar. Apesar de ser mais comum acima dos 40 anos, o hipotireoidismo pode ocorrer em todas as fases da vida. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos podem ter a doença." (G1
  • Alopecia Areata: Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada. Paciente nota a perda aumentada na escova ou pente, e durante a aplicação do xampú ou creme rinse. A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia Se o estresse não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, se dará, invariavelmente, dentro de poucos meses.(ABC Saúde)
  • Anemia: A anemia é caracterizada pela pouca quantidade de sangue ou de elementos do sangue no organismo, o que gera sintomas como cansaço, sono e palidez. Seu tratamento deve ser feito com medicamentos e boa alimentação. A Anemia pode causar: sono; fraqueza; sensação de desmaio; palidez; falta de apetite, tontura; cansaço; indisposição; dor de cabeça, unhas fracas; pele seca; queda de cabelo; dor nas pernas, inchaço dos tornozelos; falhas na memória; dificuldades de concentração. (Tua Saúde)
Outras causas que podem levar à queda de cabelo e/ou dificultar seu crescimento:
Febre
parto prolongado ou difícil.
operações cirúrgicas.
hemorragias (inclusive doação de sangue).
redução severa súbita da ingestão alimentar (dieta violenta).
estresse emocional, inclusive devido à viagens aéreas prolongadas.
quando a pílula anticoncepcional é descontinuada após ter sido tomada por muito tempo.
Medicamentos também provocam queda de cabelo.
Alterações hormonais
Doença venérea
Doenças Metabólicas
Doenças Infecciosas
Doenças Inflamatórias
Neoplasias (Câncer)
Doenças hereditárias
(ABC Saúde)

Então é isso gente, queria mesmo era passar aqui pra fazer essa postagem de alerta! É pra chocar mesmo, para algumas pessoas entenderem que certas quedas de cabelo ou dificuldade de crescimento não melhoram com o uso de cosméticos. Procurem o médico, dermatologista, tricologista,, endocrinologista e mantenham seus exames em dia :D

 Não deixem de participar do grupo Projeto Rapunzel (Dicas e discussões), do grupo Óleos Naturais. Não deixem de cutir a page do grupo Projeto Rapunzel.
Beijos

    12 comentários:

    1. ah eu sofro com o estresse viu?
      www.portaldebeleza.com

      ResponderExcluir
    2. To muito estressada e meu cabelo realmente ta caindo muito
      seguindo teu blog
      http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

      ResponderExcluir
    3. As pessoas sempre colocam o problemas da queda ou falta do crescimento de cabelo em algumas químicas, ou cremes que usam, mas esquecem de ver se estão se alimentando direito, meu cabelo sempre caiu muito,( tenho já a alguns anos uma doença cronica) , mas de uns meses pra cá aumentou muito a queda ( inclusive as dores que sinto no corpo) voltei ao médico e ele disse que alem da doença que eu já tinha estar um pouca atacada, apareci com outra doença cronica, que vai eliminando as minhas vitaminas, minerais, cálcio e dentre outros, e me passou uma vitamina pro cabelo atá conseguir controlar as duas doenças.
      eu nunca culpei os produtos que uso nos cabelos pela minha queda, mesmo porque nunca tive muita saúde, mas o remédio está resolvendo ( a queda e o crescimento as dores não), adorei o post bjs
      aprendendoaficarbonitas.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alguns parentes colocaram a culpa da minha queda no henê --'
        Então quer dizer que minhas unhas fracas tb é culpa dele ne? kkkk
        bjoo

        Excluir
    4. Me enquadro em alguns desses exemplos, recentemente descobri que tenho compulsão por cortar o cabelo está sendo uma barra, vou ter que fazer terapia e recorrer ao médico pra ver o que acontece, excelente post
      Bjs de Adriana Miranda :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essa compulsão é um carma mesmo rsrsrs
        ja to louca pra tirar as pontas mas e a dó

        Excluir
    5. Adorei o post! Queda é sempre bom consultar um médico e saber a origem. Seguindo.... <3 Bjs, Joci.

      ResponderExcluir
    6. Meu cabelo cai bastante, mas é pq ele é bem fino e eu sempre tive isso, meu cabelo é bem cheio.


      TEM TRÊS SORTEIOS LÁ NO BLOG, CONFERE: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir